Na semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o Centro de Atenção Psicossocial de Mantena (CAPS – I), realizou na manhã dessa segunda-feira (12), uma manhã de autocuidado em homenagem às mulheres e familiares assistidas pela instituição.
Com esta ação voltada ao público feminino, o CAPS busca levantar a autoestima dessas pacientes e para que saibam o quanto são especiais. Além de um delicioso café da manhã, as pacientes foram premiadas com várias lembrancinhas, feitas em uma oficina no CAPS, onde são produzidas com retalhos e EVA arranjos florais e peças decorativas.
No CAPS as mulheres atendidas são acolhidas, vistas, ouvidas e bem tratadas com toda a ética e profissionalismo do corpo de profissionais servidores(as) e funcionários(as) daquele órgão municipal. Isso se reflete no tratamento e processo de cura ou melhoria significativa na vida destas pessoas.
O CAPS é um serviço comunitário de saúde, que atende pessoas com transtornos psíquicos, e de transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e drogas), estimulando sua integração social e familiar.
Em Mantena ele foi fundado em Janeiro de 2018, com o objetivo de prestar atendimento diário, realizar acompanhamento clínico e reabilitação psicossocial dos usuários através do trabalho, lazer, resgate da autoestima e promoção da cidadania.
Entre os Serviços Oferecidos estão Consultas médicas, atendimento psicoterápico, atendimento em grupo e individual, visitas domiciliares, orientação e apoio às famílias, suporte e assistência social, oficinas culturais, artísticas e expressivas.
A equipe Técnica conta com a Enfermeira Claudiana Oliveira Podesta, Psicóloga Lívia Magalhães Cardoso, a Assistente Social Daniele Vaz Ribeiro, o Psicólogo Roberto Jorio Machado Filho, a Tec. de Enfermagem Marciley Silva Miranda, a Artesã Thais de Paula, a Pedagoga Maria Madalena T. Marino, o Psiquiatra Vitor Fernandes.